domingo, 25 de março de 2012

HISTÓRIA E VIDA DE CARAPEBUS

HISTÓRIA E VIDA DO MUNICÍPIO DE CARAPEBUS

FAZENDA SÃO DOMINGOS

NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, A CULTURA DA CANA-DE- AÇÚCAR INICIOU NA FAZENDO SÃO DOMINGOS NAS TERRAS DE CARAPEBUS QUE PERTENCIAM AO CAPITÃO JOSÉ PEREIRA RABELO, TORNANDO-SE BARÃO DO AÇÚCAR NORTE-FLUMINENSE, NO CICLO DOCE.

A SEDE DA FAZENDA SÃO DOMINGOS FOI CONSTRUÍDA EM 1863. HOJE PERTENCE HÁ MAIS DE 100 ANOS A FAMÍLIA DE DALTON MIRANDA PESSANHA E SUA ESPOSA JÚLIA TORRES PESSANHA. NO LOCAL AINDA HÁ RUÍNAS DO ANTIGO ENGENHO DE AÇÚCAR.

IGREJA DO CAXANGA

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE CARAPEBUS FOI CRIADA EM 09 DE MAIO DE 1842. O PADRE JOSÉ ALVES DA CRUZ ESTEVE A FRENTE DA PARÓQUIA POR MAIS DE 25 ANOS, DEDICANDO-SE COM FORÇA TOTAL À CONSTRUÇÃO DA IGREJA. NAQUELE TEMPO, A IGREJA DO CAXANGA FOI UM DOS MAIS BELOS TEMPLOS DA REGIÃO. ELA FOI PROJETADA COM UMA TORRE, MAS UM ERRO FEZ COM QUE ESSA TORRE VIESSE A CAIR ANTES DO FINAL DA OBRA.

IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

AO CHEGAR A CARAPEBUS, FREI BALTAZAR COMEÇOU LUTAR PARA TERMINAR A IGREJA MATRIZ, AS OBRAS COMEÇARAM DE FORA PARA DENTRO. A PRAÇA RECEBEU O NOME DO FREI BALTAZAR ONDE HÁ UM BUSTO EM SUA HOMENAGEM DEVIDO AOS TRABALHOS PRESTADOS À COMUNIDADE NAQUELA ÉPOCA. A IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA É UMA DAS MAIS BELAS DA REGIÃO. A IGREJA FOI FUNDADA EM 09 DE MAIO DE 1.942.

ESTAÇÃO ITAQUIRA

A ESTAÇÃO DE ITAQUIRA FOI INAUGURADA EM 1874, JÁ FOI DEMOLIDA. HAVIA APENAS UMA CASA NA PROXIMIDADE, ONDE SE EMBARCAVA MUITA CACHAÇA E PESSOAS. EXISTIA UMA CHAVE PARA MANOBRAS, FUNCIONAVA TAMBÉM COMO PICADEIRO - LOCAL ONDE A CANA ERA PICADA E EMBARCADA - PARA LEVAR A LAVOURA DE CANA PARA ESTE TRECHO ATÉ CONDE DE ARARUAMA, ONDE HAVIA UM RAMAL QUE SEGUIA PARA O ENGENHO COMO AINDA É CHAMADA A AGORA USINA DE QUISSAMÃ" (RICARDO QUINTEIRO DE MATTOS, 07/2006). NAQUELE LOCAL HAVIA A VENDA DE CIMA COMO ERA CHAMADA A VENDA DE SEU VAVÁ. A ÚNICA CASA QUE RESTAVA FOI TAMBÉM UMA VENDA QUE ERA CHAMADA DE VENDA DE BAIXO, A VENDA DO SEU RAUL.

JÁ O ENTRONCAMENTO, O DESVIO DE LINHAS, ERA PARA ACESSO DA CANA DE AÇÚCAR QUE EMBARCAVA EM ITAQUIRA PARA A USINA DE CARAPEBUS.

Fonte: GUIA GERAL DAS ESTRADAS DE FERRO DO BRASIL, 1960)

ALAMBIQUE DE ITAQUIRA

ITAQUIRA, COMUNIDADE RURAL DE CARAPEBUS HAVIA UM GRANDE ALAMBIQUE, QUE PRODUZIA AGUARDENTE ITAQUIRA, QUE PERTENCIA A FAMÍLIA DE ELIAS AGOSTINHO. NESTE LOCAL HAVIA VENDAS, FARMÁCIA, AÇOUGUE. HOJE NO LOCAL EXISTE APENAS RUÍNAS. HOJE EXISTE UMA CASA ONDE MORA A FAMÍLIA DE ANELI ALVES DE LIMA. ANTES MORAVAM MUITAS FAMÍLIAS QUE SE FORAM PARA OUTRAS CIDADES (A DO Sr. CELSO, Sr. VAVÁ E Sr. GONZALES. Sr. RAUL). ALI PASSAVA A “LITORINA” PEGANDO PASSAGEIROS PARA CAMPOS, MACAÉ, RIO DE JANEIRO. EM ITAQUIRA O MOVIMENTO ERA GRANDE, HOJE TUDO ACABOU.

USINA DE CARAPEBUS S.A.

O AÇÚCAR TEVE IMPORTANTE PAPEL NA HISTÓRIA DE CARAPEBUS, FOI O GRANDE PROPULSOR DA ECONOMIA LOCAL. FOI FUNDADA EM 3 DE SETEMBRO DE 1927, ÉPOCA EM QUE EXISTIAM OUTRAS USINAS COMO A DE QUISSAMÃ E AS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES. A USINA DE CARAPEBUS PRODUZIA O AÇÚCAR, SENDO A PRINCIPAL FONTE DE RENDA E DE EMPREGO DE NOSSA REGIÃO. O PERÍODO DE MOAGEM ERA DE MAIO A NOVEMBRO. OS PRIMEIROS DONOS FORAM OS PORTUGUESES, SENDO UM DELES O SENHOR ANTÔNIO AUGUSTO DA PAZ. FOI ADQUIRIDA PELO GRUPO OTHON EM 1972. A PARTIR DE 1990 ASSUMIU A GERÊNCIA DA USINA GILSON RANGEL DE FREITAS, CASADO COM ELIZABETE DE FÁTIMA ANDRADE E TEM DOIS FILHOS, TIAGO E JÚNIOR. A FALTA DE INCENTIVO POR PARTE DO GOVERNO E TAMBÉM O PRODUTO SENDO VENDIDO A BAIXÍSSIMO PREÇO O SETOR PASSOU A ATRAVESSAR POR CRISES E AS USINAS ENTRARAM EM DECADÊNCIA.

Fonte: A VOZ DE CARAPEBUS (1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário